Primeiramente gostaria de desejar um Feliz dia do trabalhador a todos e muitas felicidades a todos moradores de Ipatinga que comemorou 47 de emancipação nessa última sexta-feira dia 29/04.
Eu desconhecia a origem da escolha desta data para comemorar o dia do trabalhador, mas fiz um concurso há um tempo e este era o texto, como não consegui achar o texto na integra e não pude levar a prova para casa, pesquisei na Internet e encontrei um parecido para postar para vocês, Creio que muitos não saibam do massacre que de lugar ao dia do trabalhador..
Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países. Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.
A data se fundamentou no Brasil na Era Vargas, principalmente pelo fato de novas leis trabalhistas serem estipuladas, concedendo benefícios aos trabalhadores. Hoje, a procedência histórica da ocasião não é levada em conta, as pessoas estão mesmo interessadas no dia de folga. Entretanto, 1º de maio também deve se apresentar como um dia de reflexão, devemos pensar a respeito dos manifestos realizados no passado que refletem em nossas vidas até hoje.
Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_trabalho.htmhttp://www.blogbrasil.com.br/a-origem-do-dia-do-trabalhador/
Nenhum comentário:
Postar um comentário