Seguidores

Bem Vindo ao Meu Cantinho, Volte Sempre!

Translate my blog into:

visualizações de página

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Desilusão não justifica anulação!


O Brasil, país colonizado por portugueses, o último das Américas a tornar-se independente, parece aceitar a passivamente toda e qualquer corrupção. A cultura de ter sido uma colônia de exploração teria sua parcela de culpa? O costume de ceder seus bem a outrem motivaria tanta passividade diante do erro humano?
Escândalos recheiam os noticiários: mortes, roubos, estelionatos e a famosa “politicagem” termo que designa a soma das palavras política e sacanagem. Acomodados muitos brasileiros, moradores em tese de um país “livre” assistem a desvios de ética e conduta sem tomar sequer alguma decisão.

A desilusão nacional com relação à ética do ser humano tem afetado alguns ante a suas decisões, como por exemplo: na escolha de seus governantes. Sob o pretexto de que “todos são corruptos” muitos anulam-se como cidadãos, não interagindo com a política nem com assuntos nacionais de suma  importância.
É necessário que aqueles que encontram-se  nas retrancas , calados e inertes saiam de  traz das justificativas e assumam o seu papel social. É importante que um passado de exploração não determine um futuro nesse mesmo aspecto e que as pessoas afirmem-se no cenário político, que no final das contas deveria em prol do provo e para povo.


Por: Jél Lourenzo

12 comentários:

  1. Oi flor, a verdade é que não podemos generalizar jamais, apesar de todos os pesares (que são muitos) tem uns que salvam né?!!! E temos que acreditar que ainda tem gente com boa índole por aí!

    Sou de 88 mesmo, então temos a mesma idade, tamo velha kkkkk

    Lindo fds pra vc, bjoquitas ;)

    ResponderExcluir
  2. Poucos se salvam (como a colega de cima disso), um bom texto para refletir.
    Demorei mais vim, (tinha que organizar o blog e ver todos os outros novos seguidores)mas agora vou frenquetar teu cantinho porque gostei por demais daqui. rs

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei se o passado como colônia é o motivo único para essa passividade brasileira.
    Eu creio que a falta de educação esteja em primeiro lugar: as pessoas não sabem qual a influência no dia-a-dia do último aumento da taxa selic, PIB, como o governo faz um processo de Licitação, etc.

    Se não sabem o que essas coisas são, não têm motivos para reclamar quando algo referente a isso acontece.
    Ou seja, as pessoas devem conhecer os seus direitos para cobrar; mas como cobrar se não sabem nem que direitos são esses?

    Me lembro quando era criança, os acontecimentos envolvendo o Collor, os caras pintadas reivindicando e o levando ao Impeachment.
    São coisas como essas que fazem falta.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. O povo brasileiro virou adepto ao comodismo, essa é que é a verdade.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Um texto de grande importância,
    pois estamos realmente vivendo uma era
    de acomodação e conivência com tudo de
    errado e anti-ético, esquecendo dos valores
    morais e da dignidade, usando como base a teoria de que todos o fazem...
    Mas é impossível não perceber os rumos errôneos
    à qual estão politicamente guiando nosso país.

    Boa visão social, parabéns!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi amada! Que desabafo hêin? às vezes dá vontade de chutar o pau da barraca.rs.rs Realmente são uns poucos que se salvam e o jeito é se apegar a eles... Agradeço a visitinha.Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. É verdade, nós temos o papel de sermos mais atuantes com relação à política. Afinal, vivemos em uma democracia, em que a escolha dos governantes é feita pelo povo. E essa escolha tem uma representação fundamental para o futuro do país, do Estado ou do Município, pois estaremos escolhendo quem irá nos dirigir e representar. E, apesar de nos decepcionarmos com a política, com a corrupção e arbitrariedade que existe, precisamos ter uma posição clara e racional do que queremos, porque no final das contas, alguém vai ser eleito. E é coerente que essa pessoa seja a mais próxima daquilo que achamos correto, justo e bom para nós. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. É, precisamos ser mais atuantes com relação à política. Afinal, vivemos numa democracia, em que a escolha dos nossos governantes cabe ao povo. E essa escolha tem um papel importante, pois estaremos escolhendo quem irá nos representar e dirigir o país, Estado ou município. Apesar das nossas decepções com a política, alguém será eleito. E é coerente que esse eleito seja o mais próximo daquilo que achamos ser justo, bom e adequado para nós e a coletividade.

    ResponderExcluir
  9. Oi moça, muito bom seu texto, adorei... Obrigada pelo seu carinho lá no meu cantinho, e que bom que temos nossos descentendes em comum...rs

    Abração e lindo final de semana!

    Su.

    ResponderExcluir
  10. Tentar achar um político honesto e de boa índole, é o mesmo que procurar uma agulha no palheiro, é muito difícil, mas acha!!!!

    Beijos querida,bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi linda!
    Selinho pra vc:
    http://4.bp.blogspot.com/-8UjR1x1zjmY/TfRTlZYYpvI/AAAAAAAAAIM/o8Fq5lHHNMA/s400/1144460_40727932.jpg
    Beijos!
    Luiza

    ResponderExcluir
  12. A passividade é a melhor maneira de se conquistar espaçp lá fora.

    Portugual fez bastante burrada na epoca da colonia, e brasil repete a dose.

    quem não selembra do tratado de Panos e vinhos entre portugal e inglaterra? e quanto ouro aqui do brasil saiu para pagar o rombo que esse tratado deixou nos cofres?

    ResponderExcluir