Seguidores

Bem Vindo ao Meu Cantinho, Volte Sempre!

Translate my blog into:

visualizações de página

domingo, 1 de maio de 2011

A origem do dia do Trabalhador.


 
Primeiramente gostaria de desejar um Feliz dia do trabalhador a todos e muitas felicidades aos moradores de Ipatinga que comemorou 47 anos de emancipação nessa última sexta-feira dia 29/04.

Eu não sabia a origem do da data de comemoração do dia do trabalhador, mas ao fazer um concurso me deparei com um texto que abordava este assunto..como não tenho o texto na integra e não pude trazer para casa a prova, eu fiz pesquisas na Internet para mostrar para vocês a origem desta comemoração...





Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América.  Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. 

No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes.

A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago.

Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.

Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países. Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.

A data se fundamentou no Brasil na Era Vargas, principalmente pelo fato de novas leis trabalhistas serem estipuladas, concedendo benefícios aos trabalhadores. Hoje, a procedência histórica da ocasião não é levada em conta, as pessoas estão mesmo interessadas no dia de folga. Entretanto, 1º de maio também deve se apresentar como um dia de reflexão, devemos pensar a respeito dos manifestos realizados no passado que refletem em nossas vidas até hoje. 

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em Setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.


http://www.blogbrasil.com.br/a-origem-do-dia-do-trabalhador
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Trabalhador
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_trabalho.htm

NA VERDADE HOJE  É UM DIA  DE LUTO E AO MESMO TEMPO DE CONQUISTA 
LUTO PELOS QUE PERDERAM SUA VIDAS BUSCANDO BOAS CONDIÇÕES DE TRABALHO,  E UM DIA DE CONQUISTA  POIS FOI ASSIM QUE CONSEGUIMOS CONDIÇÕES MAIS “JUSTAS” DE TRABALHO..

10 comentários:

  1. Bem interessante *-*
    EU não conhecia a origem...
    engraçado como a gente aproveita os feriados e tudo e no final não sabe a origem da maioria ._.

    ResponderExcluir
  2. Pq esse ano tinha que cair num domingo ?!?!?! DDDDD: Mto bom o blog :D

    ResponderExcluir
  3. Já conquistaram algumas coisas e poderiam conquistar mais ainda.

    ResponderExcluir
  4. Gostei, nem conhecia a origem também;
    muito bom *-* , também to seguindo viu :]

    ResponderExcluir
  5. Nossa, não conhecia a origem da data!! Que triste...
    Hoje também completam 17 anos sem Ayrton Senna...!!Essa data tem é história...

    Bom ínicio de semana querida, beijooo

    ResponderExcluir
  6. Oiii ,
    Nossa, adorei seu comentário e muito mais ainda ler a crônica!!
    A carta sempre foi uma maneira das pessoas se expressarem melhor, por telefone as palavras somem...!!Eu mesmo me expresso melhor escrevendo...rs
    Bjãooo!!!

    ResponderExcluir
  7. Isso ai!

    Dia do trabalho com mais oportunidades de emprego e mais vagas nos concursos para nós hehe

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Já conhecia a origem da data, foi uma boa lembrança e uma postagem oportuna.

    ResponderExcluir
  9. Pois é...triste saber que pessoas tiveram que morrer por quererem melhores condições de trabalho.
    O bom é que não foi em vão.
    Bem legal o blog, to seguindo ;*

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante eu não sabia disso que essa luta tinha começado a tanto tempo atrás.
    Ainda há muita coisa errada exploração ,autoritarismo, se vc nao fizer a hora extra nao trabalhar nos fim de semana vc é mandado embora. Aí vc olha no contrato do cara tá lá que ele trabalha de segunda a sexta só.
    Abraço
    http://uaimeu10.blogspot.com/

    ResponderExcluir