Seguidores

Bem Vindo ao Meu Cantinho, Volte Sempre!

Translate my blog into:

visualizações de página

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Lei seca ou molhada?


As estatísticas não mentem! O “trânsito" mata milhares de pessoas por ano no Brasil. Em se tratando de um país onde predomina o transporte rodoviário, esse dado é preocupante.  Se você pensa que esse é um "privilégio” dos imprudentes, está completamente enganado, pode acontecer com qualquer um e a qualquer momento. Basta estar no lugar e hora errados.
A lei seca foi uma  das medidas preventivas mais interessantes de que tenho nota, todavia o que vemos todos os dias são motoristas ''molhados''. Quando um cidadão que volta para casa com sua família  é atingido e morto por uma pessoa alcoolizada., esta  é  a maior prova que este motorista  construiu contra si mesmo. Se uma pessoa incapaz de conduzir um veículo toma a decisão de fazê-lo, está ai outra prova de que não pode viver em sociedade.
 Gostaria de entender  porque sabemos sempre quem vence e  porque as brechas na lei continuam a fazer da nossa nação um lugar conhecido como " uma terra sem dono ". Será que ainda vivemos a lei do mais forte? na verdade quem perde é quem morre . Se o culpado vive, às vezes não chega a perder nem a carteira de habilitação. O que vejo é que só os mais adaptados sobrevivem. São tantos recursos e apelações que quem tem bons advogados nem se intimida com as blitlizes. Ao serem parados apenas seguem a instrução de não produzirem provas contra si mesmo. Muitos são liberados imediatamente, alguns vão para delegacia e depois advinha?  Liberados também.
 Eu te pergunto, você conhece alguém que responde por crime doloso no trânsito? Eu não. Mas alguém que já morreu no trânsito, acredito que todos conhecem. Se ontem foi o vizinho, amanhã  pode ser um amigo e talvez o próximo seja você. Eu espero que não, por isso se a lei nao funciona, faça a sua parte e incentive as pessoas ao seu redor. É melhor atrasar do que nunca chegar..


Jél Lourenzo

10 comentários:

  1. Gotei desse final "é melhor se atrazar do que nunca chegar" ótima ideia de texto.

    ResponderExcluir
  2. encantador o teu espaço. adorei.
    os textos maravilhosos...

    beijinhos e tenha uma linda noite

    ResponderExcluir
  3. Que bom vê-la novamente por aqui e nos fazer refletir através dos teus textos!
    Parabéns menina! Beijocas e abraços carinhosos!

    ResponderExcluir
  4. O trânsito muitas vezes se assemelha a uma guerra. Penso que isso seja uma viciação humana de difícil reversão. Porém, difícil não quer dizer impossível.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com tuas palavras finais. Falta mta coisa para melhorarmos este índice alto de mortes no trânsito em nosso País..mas a primeira delas com certeza é a educação no trânsito. O povo brasileiro está sempre querendo passar por cima do outro, por cima da faixa, pelos sinais, tanta pressa acaba em tragédia!!
    Curti o blog, passo a seguir!!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com vc amiga. E pior de tudo: uns inconsequentes bebem, tiram a vida dos outros e NADA acontece. Isso é Brasil, minha cara... é o que temos!

    BeijOs flor!

    evesimplesassim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. oi Jél, excelente abordagem no seu texto, que sabe um dia isso muda, assim espero...

    no caso, fico com a idéia sempre de ir com calma, devagar e sempre...

    beijinhos e obrigada pelo carinho lá no criando juntos...

    Su...

    ResponderExcluir
  8. Oi Jél,
    legal receber tua visita por lá!
    pois é, teu texto está escrito de forma muito interessante sobre um problema sério que está longe de ser resolvido.
    Beijos.

    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o texto e um ponto que faria muita diferença é que se os crimes de trânsitos tivessem mais punições, isso resultaria em uma diminuição significativa. Mas uma coisa que percebo no nosso país o que vem a funcionar como justiça, não pode em hipótese nenhuma prejudicar os grandes (os endinheirados) e quem é que ainda no país possui carros?
    Ou seja para que eles possam fazer o que quiser com qualquer pessoa.

    A lei Seca tem ajudado a diminuir essas tragédias, mas ninguém tem medo de multa ¬¬

    ResponderExcluir