Seguidores

Bem Vindo ao Meu Cantinho, Volte Sempre!

Translate my blog into:

visualizações de página

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O país envelheceu e agora?


O evenlhecimento populacional denota melhora nos índices brasileiros de saúde.  Agora que o cidadão tem uma melhor expectativa de vida, está aí o desafio: zelar para proporcionar qualidade de vida para terceira idade.

Alguns idosos são arrimo de família, entretanto suas rendas mal são o suficiente para os remédios. O salário mínimo, renda máxima de muitos deles, não possibilita o acesso às necessidades básicas, as quais deveriam ser garatidas pelo Estado.

Sabe-se que, em alguns povos antigos, os anciões eram pessoas muitos respeitadas e tinham até poderes políticos. Hoje nota-se que há uma supervalorização da jovialidade e da beleza. É possível perceber tal aspecto tanto na busca excessiva por amenizar os sinais do tempo, quanto pela discriminação para com os mais velhos no mercado de trabalho.

Diante desse aspectos no mínimo três alternativas seriam viáveis: reformas na previdência social, que não estava preparada para o atual número de aposentados; melhorias contínuas na saúde, enfatizando a prevenção de doenças crônicas e reeducação do pensamento social, ensinado que a base da sociedade é o respeito mútuo.

Por: Jél Lourenzo

2 comentários:

  1. Se o idoso compra todos os remédios que o médico passa e ainda paga plano de saúde, pode ter certeza que só essas 2 coisas já leva mais da metade da aposentadoria de muitos deles.
    E como os índices do IBGE sempre mostram uma maior expectativa de vida a cada década, eu não duvidaria que o Governo aumentasse ainda mais a idade e o número de anos trabalhados para se aposentar no futuro, dificultando mais as coisas.

    E temos que refletir sobre todas essas coisas que os idosos passam, pois nós somos inevitavelmente os idosos do futuro e espero encontrar um panorama melhor quando eu estiver lá.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Além de quê o salário do aposentado é uma vergonha. Eles trabalham a vida toda contribui a vida toda para ter uma aposentadoria segura e no fim das contas ganha tão menos que terá que diminuir seu estilo de vida ou continuar trabalhando! ¬¬

    Porque o sistema de saúde pública é uma vergonha, ou ele gasta dinheiro indo para um particular fora os preços dos remédios ¬¬

    Espero que o governo dê mais valor a aposentadoria e ao bem estar no aposentado.

    ResponderExcluir