Seguidores

Bem Vindo ao Meu Cantinho, Volte Sempre!

Translate my blog into:

visualizações de página

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Misturou é vira-lata!


Eu sinceramente não entendo como ainda impera, mesmo que por vezes camuflado, o preconceito racial em nosso país. Em minha mente é inconcebível. Há quem diga que foi pela demora em por fim a escravidão. Eu digo que não, sei o porquê e vou lhe dizer: É falta de informação ou percepção da realidade. Dançou meu bem, brasileiro não tem raça, misturou é vira-lata! E tenho dito.

Há muito tempo que todas as raças vêm metendo o bedelho em nossa árvore genealógica, e ainda somos racistas, tem lógica? Primeiro vieram os portugueses, depois os africanos, vieram os italianos para trabalhar nas lavoras de café, vieram judeus fugidos de todas as partes do mundo, até as raças arianas como alemães e  holandeses puseram seus pés por aqui, a guerra trouxe alguns japoneses e várias outras raças.

Nesse meu Brasil vasto e grande, digo e sem medo de represálias que não há quem tenha sangue puro, desde o mais branco sulista aos negros espalhados pelo país. Quer dizer, se é que existe uma raça pura, talvez sejam os índios, pois essa terra não era deles? Acredito que até eles tenham se misturado também, mas se fosse para nos gabar e maltratar por  diferenças raciais, teríamos de ser todos índios, os brasileiros legítimos e não os misturados como somos..Eu defendo colorido das nossas peles, pois é isso que o brasileiro é, não tem cor definida é  colorido!

Por: Jél Lourenzo

15 comentários:

  1. é incrivel como em pleno século 21 ainda existe preconceito contra pessoas, ams o bom é que a cada dia isso só tende a diminuir

    ResponderExcluir
  2. concordo completamente.
    texto muito, muito bom.

    http://frahncine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. quando falamos preconceito ou racismo lembramos apenas do branco contra o negro, mas existe preconceito contra nordestino, gordos, gays, mulher, etc.

    o Brasil é um país muito preconceituoso mas tenta esconder isso. Se perguntar para alguém se ele tem preconceito, p. ex., contra homossexuais ele vai dizer que não, mas se perguntar se aceitaria seu filho ter um amigo gay duvido que aprove.

    ResponderExcluir
  4. preconceito é pura ignorância e por mais que pareça mais leve ainda existe ... e muito


    http://fleonandthecity.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana seu post! Preconceito, qualquer que seja é ridículo! Preconceito racial nesse brazilzão não tem nada a ver, realmente! Que graça teria se todos fossemos da mesma cor?! Muito bom seu blog, adorei!
    Raquel, http://jornalkell.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. ah amei amiga!!!
    na minha família tem negro, italiano, português e até ex padre.... somos ''vira latas'' haha muito bom!!!

    saudades =**

    ResponderExcluir
  7. Super concordo! Também acho, mas o Brasil é mt hipócrita, eles nunca quebram os tabus, preferem maquiar tudo sempre ! Racismo, Homofobia, tudo.
    Acho que todos deviam se orgulhar, somos uma raça singular, cada um com suas particularidades.. é lindo ! não tem td mundo olho puxado ou claro.. cada um com seu encanto.

    Enfim, parabéns pelo post linda :)

    ResponderExcluir
  8. Ótima colocação, querida. Somos coloridos e, talvez por isso, uma das raças mais lindas da face da terra... justamente pela diversidade que impera aqui em nossa terra. Eu adoro isso! rs

    Eu mesma tenho na minha família uma mistura incrível de índios, negros e espanhóis... enfim, viva a heterogeneidade!

    Beijo grande e obrigada pelo carinho de sempre lá no meu blogue, tá? :)

    ResponderExcluir
  9. Preconceito de qualquer espécie é algo sujo, mas que suja muito mais quem o pratica, cedo ou tarde a pessoa vai pagar caro por agir assim, é lamentável que ainda exista, que ainda seja assunto...Deveríamos enxergar nossos semelhantes tão somente como eles são: "seres humanos".

    ResponderExcluir
  10. Concordo com você e para falar a verdade sem pensei como você, eu nunca entendi essa discriminação que reina aqui, como eu sempre digo todos nós temos linhagens africanas e ponto final. Não há o que discutir.

    Outra coisa que me irrita é a questão do preconceito religioso, como falam muito do candomblé... que pra mim é uma religião como qualquer outra e que 'em especial' tenho muita curiosidade, pois acho sim lindo seus dogmas.

    Mas ja vi muitas pessoas usarem termos pejorativos como: 'Isso é macumba', 'é do demônio' etc. Odeio todo tipo de crítica sem base de informação, então quem me fala um casa dessa leva uma resposta dura da minha parte. Aqui em Salvador que é uma cultura rica em termos africanos, há aqueles que por preconceito julgam da mesma forma e pior são descendentes dessa cultura como todos nós.

    Desculpem a franqueza, mas para se julgar qualquer tipo de crença conheça primeiro, e outra fé não se discuti .
    Beijo Jel

    ResponderExcluir
  11. O tema é inesgotável. E sim, somos todos viralatas, com prazer!

    ResponderExcluir
  12. O Brasil é o único país mais miscigenado do mundo, ou seja, aqui há, como você bem disse, uma reunião de todas as misturas possíveis que se possa imaginar. De fato acho que não existe raça específica para definir as pessoas, existe apenas uma única raça que é a dos seres humanos. A cor da pele é um simples e mero detalhe sem importância.

    http://duo-postal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente, ainda em pleno seculo 21 temos que lidar com questoes como essa... e nao `e por falta de inteligencia nao, mas talvez seja por uma influencia familiar e educacional erronea, muito grande ainda em nosso pais. Vivemos cercados de todo tipo de termos pejorativos, que "designam" pessoas de diferentes tons de pele, isso quando nao vemos na tv, sempre os assaltantes e marginais sao negros ou no caso se for um filme americano, pode apostar que sera um "latino"! Enquanto a mentalidade nao muda, nada muda! O mesmo vale pro bulling, pras condutas homofobicas...
    Abaixo os preconceitos!
    Lindo post!
    Beijos!
    Luiza

    ResponderExcluir
  14. Sou vira lata com prazer!
    Meu avô paterno, apesar de só ter tido filhas e netos brancos, era negão.
    E lembro disso com muito orgulho.

    Ademais, o projeto genoma já provou há muito tempo que todas as raças da Terra vieram de um tronco comum, isto é, todos têm o mesmo descendente, que inclusive era africano.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Esse texto lembrou-me a música "Olhos coloridos", que foi sucesso em minha infância pela voz de Sandra de Sá.
    Adorei seu blog, pois é bem verdadeiro.
    Pode passar no meu, que está lá no meu perfil.
    Um abraço!

    ResponderExcluir